O presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (Democratas – AP), declarou, nesta terça-feira (2), que avança o apoio dos governadores à reforma da Previdência, embora a decisão sobre o assunto deva ficar para o plenário da Câmara dos Deputados.
“Foi uma conversa muito boa com os governadores. Todos estão empenhados em apoiar a reforma da Previdência. Há o sentimento de que, neste momento, na comissão especial, porém, os estados não serão incluídos no relatório do deputado Samuel Moreira”, disse o presidente logo após a reunião de líderes.
Davi participou de dois encontros encontro com governadores de seis estados (Alagoas, Paraíba, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Paraíba e Piauí). Na segunda à noite (1º), na residência oficial do Senado e, nesta terça-feira pela manhã, na residência oficial do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (Democratas – RJ).
“O esforço dos governadores será no sentido de apoiar a reforma integralmente, com a inclusão de estados e municípios, ajudando na conquista dos votos para aprovarmos a reforma da Previdência de maneira nacional, incluindo os servidores da União, dos estados e municípios”, explicou Davi.
Na tarde desta terça-feira, o relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/2019, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP) apresenta o seu parecer. Líderes partidários da Câmara apostam que estados e municípios não estarão incluídos no relatório, porque não foi possível construir consenso sobre a matéria.
Presidente do Senado Federal, a casa que por atribuição constitucional representa os estados da Federação, Davi Alcolumbre estabeleceu interlocução próxima com os governadores. O objetivo é garantir votos a aprovação de uma reforma da Previdência mais justa e abrangente, que inclua os servidores públicos das três esferas, cuja urgência é de conhecimento nacional.