Skip to main content

Modernizando as instalações da unidade e a dinâmica de atendimentos à saúde das famílias, o presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre e o prefeito de Macapá, Clécio Luis, reinauguraram, nesta terça-feira (7), a nova sede da Unidade de Saúde Básica do bairro Pacoval.

A reforma, que teve início em junho de 2018, foi realizada com recursos de emenda parlamentar de Davi, no valor de R$ 127.461,63, mais contrapartida da prefeitura municipal de R$ 62.381,32. Toda a estrutura da unidade foi adaptada conforme as normas exigidas pela Vigilância Sanitária, incluindo as regras de acessibilidade para os usuários.

A UBS, que funciona desde 1993, nunca havia sido reformada. Em 2017, chegou a receber pequenos reparos de manutenção, como pintura e recuperação da parte elétrica, que asseguraram o funcionamento da unidade até o início das obras do projeto executado, proposto por Alcolumbre, que contemplou a reforma total da edificação, repaginando toda arquitetura, parte elétrica, hidrossanitária e revestimentos.

O prédio agora passa a ter recepção, três consultórios, farmácia própria, gabinete odontológico, administração, sala de vacinação e coleta de PCCU, copa e banheiros.

“Quem conhecia essa unidade de saúde sabe que ela estava deteriorada há muitos anos e não tinha a menor condição dos profissionais trabalharem e nem dos cidadãos serem atendidos. Me alegro em entregar mais essa obra  em uma área tão sensível e carente. Estamos demonstrando respeito a população. Completamos, hoje, a implantação de 54 projetos para a área de saúde em Macapá. Ou seja, mesmo com todas as dificuldades que a saúde enfrenta em todo o Brasil, a aplicação dos recursos públicos, destinados para o nosso estado, sempre são executados no Amapá”, enfatizou Davi.

Adotando um modelo mais resolutivo, o

s atendimentos aos moradores da região passam a ser desempenhados pelas Equipes de Saúde da Família (ESF’s), atribuindo maior capacidade de resposta às necessidades básicas de saúde da população, com uma série de atividades individuais e coletivas que serão promovidas em conjunto com a comunidade. Isso vai garantir assistência integral contínua, tanto na unidade, como nos domicílios, a aproximadamente mil famílias por mês.

Três equipes multiprofissionais percorrerão as casas e escolas da região, promovendo processos educativos de promoção à saúde e prevenção de doenças aos usuários, o que dinamizará o fluxo dos atendimentos, garantindo que apenas uma pequena parte dos casos seja direcionada para serviços especializados em outras unidades de referência.