Técnicos também vão elaborar plano de requalificação para as obras das orlas de Macapá e do Porto de Santana. O Amapá passou a ser área de atuação da Codevasf após a sanção, no início deste mês, da Lei 14.053/2020 de autoria de Davi.
Uma comitiva, formada por quatro técnicos da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), vinculada ao Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR), acompanhada dos secretários estaduais de Infraestrutura do governo do Amapá, Alcir Matos e Benedito Conceição, visitaram essa semana a orla do Perpétuo Socorro, o canal do bairro Beirol, e a ponte do Distrito de Lontra da Pedreira, para dar início a novas obras no estado, amparados pela Lei 14.053/2020, de autoria do presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre, sancionada no último dia 9 de setembro.
A Codevasf, que é uma companhia de infraestrutura hídrica, com atuação há mais de 46 anos, também estrutura pontes, viadutos e barragens. Nesta primeira visita ao Amapá, os técnicos colheram dados para entender as necessidades urgentes do estado e, especificamente, traçar um plano de trabalho, requalificando obras de revitalização já iniciadas com recursos de emenda parlamentar de Davi, como as orlas de Macapá e do Porto de Santana. A companhia também vai avaliar, junto à equipe técnica, em Brasília, a implantação de pontes metálicas, com tabuleiros pré-moldados sobre rios e canais, para melhorar o deslocamento nas rodovias e no interior do estado. De acordo com a equipe técnica da Codevasf, com essa nova tecnologia é possível executar pontes dentro de até 45 dias.
A comitiva, que possui sede em Brasília e oito filiais nos estados brasileiros, pretende ainda realizar outras visitas aos municípios amapaenses e também instalar um escritório de representação em Macapá. Os técnicos irão apresentar ao presidente do Senado Federal as primeiras ações de execução das obras para que elas iniciem ainda este ano.
“É muito importante ter a Codevasf já atuando no desenvolvimento do Amapá e saber que tudo isso é fruto de um trabalho que deu certo. Agora iremos destravar obras que estavam paradas e aprimorar ainda mais a infraestrutura dos nossos municípios conforme suas reais necessidades. Avançamos muito e continuarei trabalhando por novos resultados.” – ressaltou Davi.