Portaria foi publicada na edição desta quinta-feira (13) no Diário Oficial da União.
O Diário Oficial da União, desta quinta-feira (13), trouxe a portaria da Secretaria de Patrimônio da União (SPU) 5518/2021 com a doação de terreno do Exército para construção do novo Pronto Socorro de Macapá.
O imóvel, avaliado em R$ 6,9 milhões, com mais de 10,9 mil m², localizado no centro de Macapá, foi doado ao governo do estado do Amapá para a construção do novo Hospital de Urgência e Emergência. O objetivo é ampliar a capacidade de atendimento hospitalar do estado e garantir melhor qualidade de vida aos cidadãos.
Os serviços de saúde ofertados pelo novo hospital serão focados em atenção especializada de média e alta complexidade, com unidades funcionais de atendimento de urgência e emergência, incluindo trauma, ortopedia, cardiologia, tratamento de queimados, atendimento de clínica médica com internação pediátrica e adulta, serviços de apoio ao diagnóstico e terapia.
O projeto arquitetônico do novo hospital também está pronto. Foi uma doação da prefeitura de Salvador, quando ACM Neto era o prefeito, para o Amapá, ainda em 2019, por intermédio do senador Davi Alcolumbre. Isso permitiu ao Estado economizar com a contratação do projeto, além de não ter sido necessário realizar licitação, o que poderia demorar até seis meses
EM PRIMEIRA MÃO
Davi foi o primeiro a saber da doação, porque o secretário de Patrimônio da União, Mauro Santana, fez questão de se encontrar com o senador, ainda na noite da quarta-feira (12), e lhe dar a notícia em primeira mão.
Alcolumbre foi o responsável por essa articulação e há tempos fazia gestões em Brasília para sensibilizar o Exército a fazer a doação do terreno ao governo do Amapá.
“Agradeço ao Exército pela doação dessa área estratégica no centro da cidade para a construção dessa unidade de saúde de urgência e emergência. Uma conquista importantíssima que representa o anseio e as necessidades de uma luta histórica, de 60 anos, por um bem maior, que é cuidar da saúde e salvar a vida dos amapaenses”, publicou Davi em suas redes sociais.