Skip to main content

Presidente da ABDI enaltece ‘visão vanguardista’ do senador Davi

Macapá é a primeira capital da região Norte do Brasil a entrar para o ranking global de cidades Inteligentes. Foi isto o que afirmou o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Igor Calvet, que participou da solenidade de assinatura do programa “Mobilidade Inteligente para Macapá”, realizado na  na manhã desta sexta-feira (25).

O programa é uma plataforma de tecnologia da ABDI, que está sendo executado pela prefeitura de Macapá, com recursos, de R$ 5 milhões, oriundos de articulação do mandato do senador Davi Alcolumbre (Democratas – AP).

“A ABDI priorizou a nossa cidade justamente para trazer pro Norte do Brasil o modelo de Cidade Inteligente e, a partir deste primeiro projeto, teremos a segunda, a terceira e a quarta etapas, em um ambiente de inovação  tecnológica que já é aplicado em outras cidades do mundo, e que no Brasil a gente tem o privilégio de ser o piloto”, disse o senador Davi.

 


Para Igor Calvet, o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, assinou o decreto instituindo o programa Mobilidade Inteligente Macapá nesta sexta-feira  devido à “visão vanguardista” de Davi, que viabilizou o projeto.

“Eu quero agradecer em especial ao senador Davi pela visão vanguardista. Foi essa iniciativa do senador, que olhou, lá em 2019, e viu a oportunidade de inserir tecnologia e fazer cidades inteligentes no Norte do país. Por isso Macapá é, hoje, a primeira capital do Norte do país a desenvolver e aplicar um projeto de Cidade Inteligente. Isso não é pouca coisa, pelo contrário, isso insere Macapá em uma rede global de cidades inteligentes. A ABDI teve o apoio decisivo de Davi e tem, agora,  o apoio da prefeitura. E a minha expectativa é de que o embrião que estamos fazendo hoje, com a instalação de 36 semáforos em 12 cruzamentos, com inteligência artificial, com melhoria da mobilidade e da segurança pública,  seja um embrião de outros projetos de tecnologia para Macapá. Quem ganha com isso é a população e o objetivo da ABDI é este: inserir tecnologia para benefício da população”, disse Calvet.

Semáforos inteligentes

São 36 semáforos inteligentes em 12 cruzamentos da capital, além de um  Centro de Comando e Controle de Operações (CCO) instalado na sede da Companhia de Transportes e Trânsito de Macapá (CTMac) e um “living lab”.

Os semáforos são capazes de identificar o número de veículos em cada uma das vias e liberar o fluxo de acordo com a demanda. Mudam, em tempo real e automaticamente, o seu método de funcionamento com o uso da inteligência artificial. A adoção
dessa tecnologia promove melhorias em torno de 30% na fluidez do tráfego e fortalece o sistema de segurança pública, ao disponibilizar imagens das vias em tempo real.

“Otimizar o tráfego, com trânsito fluindo em cerca de 30% mais célere, é melhorar a vida das pessoas.”, resumiu Davi.