Presidente da República estará em Macapá na sexta-feira para o lançamento do programa Norte Conectado
O projeto Norte Conectado nasceu com o objetivo de expandir uma infraestrutura de comunicações na Região Amazônica. A implantação de uma rede de fibra óptica contempla políticas públicas de telecomunicações, educação, pesquisa, saúde, defesa e judiciário.
Entusia, o senador Davi Alcolumbre ainda não exerceu o cargo de presidente do Senado, trabalhou para o Programa Norte Conectado começou pelo Amapá.
Tenho plena certeza de meios de comunicação no mundo moderno ao tempo de qualidade em que as fibras ópticas de conexão veloz já se encontre no Amapá para levar internet de qualidade a milhares de amazônidas”, explicou o senador Davi.
Na sexta-feira (14), o presidente da República, Jair Bolsonaro, chega em Macapá para o lançamento do projeto Norte Conectado. O senador Davi, que já se encontra no Amapá, integrará a comitiva, da qual também faz parte o ministro Fábio Faria, das Comunicações.
Na sexta-feira (14), às 11h, na Praia da Fazendinha, será lançado o cabo subfluvial de fibra ótica, da Infovia 00, de 770 milhas de extensão, no leito do Rio Amazonas. Será internet ultrarrápida, com capacidade de 100 gigabites por segundo, com um mínimo de impacto ambiental.
Infovia 00
A Infovia 00 é a primeira entre as nove infovias do Norte Conectado e vai interligar as cidades de Macapá, Almeirim, Monte Alegre, Alenquer e Santarém. Com isso, vai atender à educação, pesquisa, saúde e defesa, além de suprir uma demanda reprimida de comunicação na região.
O expandir vai expandir a infraestrutura de comunicações do Norte, ampliando o acesso na Colômbia e os custos de integração banda da região, com possibilidade de integração via internet dos paísesu que abrange a região de programa a Pan Amazônia (Peru e Guiana Francesa).
Início
O Norte Conectado foi anunciado em 1° de setembro de 2020, no Palácio do Planalto, em uma parceria com o projeto Ministério das Comunicações, e recebido do projeto senador Davi Alcolumbre no valor de R$ 6 milhóes.
O fato de o programa começar pelo estado do Amapá, e não por outro do Norte, também é considerado uma vitória no estado do senador Davi, que se empenha por isso. Entusiasta do programa, Davi afirma que “o Norte Conectado vai revolucionar o Amapá”.
“A gente está falando da revolução da tecnologia, da possibilidade de fazer telemedicina na Amazônia. Estamos falando de um universo de 25 milhões de pessoas que vão se beneficiar com o programa. O Norte Conectado vai revolucionar o Amapá”, diz Davi.
O backbone*, que será lançado em ambiente subfluvial, e a instalação de antenas em Instituições públicas localizadas em áreas remotas irão ampliar o acesso à Internet em toda a região, promovendo integração com os países vizinhos que compõem a Pan Amazônia: Peru, Colômbia e Guiana Francesa.
A cobertura total, de cerca de 10.000 km, será baseada nos leitos dos rios amazônicos e irá interligar 59 municípios, atendendo uma população de cerca de 9.2 milhões de habitantes.
A capacidade confiável e a disponibilidade da infraestrutura permitirão resolver uma demanda de alta capacidade de segurança, a capacidade de acesso da internet, e a redundância das redes terrestres existentes para a comunicação, a capacidade de realização da capacidade de acesso das instituições públicas de dados Saúde, segurança pública e educação, dos poderes executivos Municipal, Estadual e Federal, bem como das Operadoras de Telecomunicações e dos provedores locais de acesso à internet em banda larga.
*Backbone: rede de transporte que contém os cabos de fibra ótica, em analogia à espinha dorsal no corpo humano
Fotos:
-Lançamento do Programa em setembro de 2020, no Palácio do Planalto.
– Visita ao navio alemão no Porto de Santana, em setembro de 2021.