Participei nesta sexta-feira (1), em Washington, capital dos Estados Unidos, do Lide Brazil Conference. O fórum reúne autoridades, empresários, dirigentes do BID-Banco Interamericano de Desenvolvimento, Banco Mundial, Banco Central e investidores, tanto brasileiros quanto americanos.
Estamos debatendo os fatores que impulsionam o desenvolvimento sustentável, estratégias para o melhor acesso aos fundos multilaterais em áreas como saneamento, energias renováveis, meio ambiente, saúde e educação, perspectivas econômicas e as oportunidades de financiamento para infraestrutura, além de serviços públicos nos estados e municípios brasileiros.
Aproveitei a oportunidade e, ao lado do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco defendi mais uma vez o direito do povo amapaense de pesquisar petróleo e gás na Margem Equatorial. Nós, amapaenses, temos a mesma prerrogativa de fluminenses, sergipanos, capixabas de gerir o nosso desenvolvimento. Temos o mesmo direito de dispor dos nossos recursos em favor da população. A esse respeito, nós, da bancada federal do Amapá vamos lutar para que a pesquisa exploratória seja ética, para que seja responsável, para que respeite o meio ambiente.