Senador trabalhou por três anos para que a cobertura se tornasse realidade no Distrito
Ao participar, nesta sexta-feira (13), do lançamento do serviço de telefonia e internet móvel no Distrito de São Joaquim do Pacuí, em Macapá (AP), o senador Davi Alcolumbre (União-AP), coordenador da bancada, disse que a medida proporcionará aos moradores mais acesso à informação e comunicação, além de ampliar “um quadro de oportunidades para a população local“. Junto ao governo estadual, o parlamentar lutou por três anos para que a cobertura se tornasse realidade na região. A partir de agora, os moradores do Distrito e algumas comunidades ao redor receberão sinal de telefonia e internet móvel fornecido pela empresa Claro.
Regiões com raio de até 2,5 quilômetros a partir da localização da antena também serão beneficiadas, como Balneário São Raimundo do Pacuí, Balneário de Liberdade do Pacuí e Escola Família Agrícola do Pacuí. A expectativa é de que, até maio de 2025, sejam instaladas antenas 5G na mesma torre, aprimorando, assim, a qualidade da rede móvel de telefone e, principalmente, da internet. Já as comunidades de Tracajatuba e Garimpo de São Tomé devem receber, até o final de 2025, os serviços de internet e telefonia móvel.
“Nós estamos falando de mais autonomia para os moradores, mais comunicação entre as pessoas, mais acesso à informação sobre o Brasil e ao redor do mundo. Sem falar no reflexo desta cobertura para a economia do Distrito já que a tecnologia abre portas para serviços prestados no comércio, educação, saúde, entretenimento, entre tantos outros setores”, disse Davi.
A luta do senador pela instalação do sinal no Distrito começou no ano de 2021, quando foi dado início à ideia do projeto. Na época, a Claro realizou estudos técnicos e financeiros com as coordenadas geográficas exatas da localidade para a formatação de um projeto de cobertura. Um ano depois, em janeiro de 2022, a Secretaria Municipal de Habitação e Ordenamento Urbano de Macapá informou à Claro que estava impossibilitada de expedir licenças de instalação e funcionamento de antenas em virtude de uma decisão judicial liminar de setembro de 2020 em sede de Ação Civil Pública.
Foi quando o senador Davi entrou em ação e começou a intermediar e buscar soluções para que a questão fosse resolvida. Após dois anos extensa interlocução de Alcolumbre junto à Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público do Amapá e à 2ª Promotoria de Justiça de Meio Ambiente e Conflitos Agrários da Comarca de Macapá, a questão judicial de impedimento foi resolvida, o que possibilitou a expedição das licenças necessárias para que Claro fizesse a implantação dos serviços de telefonia e internet móvel na comunidade do Pacuí.
“Nós não poderíamos estar mais felizes e com a sensação de dever cumprido. A implantação desse serviço, tanto de telefone quanto de internet, abrirá um leque de oportunidades para a região já que, em pleno 2024, é impossível não reconhecer a importância e o poder da tecnologia para o desenvolvimento socioeconômico de qualquer região do Brasil e do mundo”, destacou Davi Alcolumbre.
Presente no evento, o vice-presidente de Relações Institucionais da Claro, Fábio Andrade reforçou a importância da parceria. “Além do trabalho do senador Davi, a implantação da cobertura móvel não seria possível se o investimento financeiro feito pela Claro em 2021 (alocação de pessoal, estudos técnicos, mobilização de equipes para instalação de equipamentos e manutenção da torre, trâmites de licenciamento e fiscalização, pagamento de taxas, realização de testes, entre outros) não tivesse sido mantido em 2022 e 2023.”