Idealizador do “Casas da Gente”, senador participou da entrega de mais de 60 casas para famílias em situação de vulnerabilidade
Coordenador da bancada federal, o senador Davi Alcolumbre (União-AP) disse que a entrega de casas, neste sábado (7), a mais de 60 famílias em situação de vulnerabilidade de Itaubal representa não somente a oferta de um lar, mas também de dignidade, qualidade de vida e bem-estar aos moradores da região. Ao lado do governador Clécio Luís, Alcolumbre compareceu à cerimônia de entrega das chaves, que faz parte do “Casas da Gente”,
idealizado pelo senador, realizado em parceria com a Prefeitura do município com apoio do Governo do Estado. O “Casas da Gente.” é considerado o maior programa habitacional do Amapá, fora da região metropolitana de Macapá. Em Itaubal, foram oferecidas 62 casas no Conjunto Residencial Gilberto Miotto.
“Fazer parte de um projeto como esse, lutar pela concretização desse sonho de dezenas de famílias me causa um enorme orgulho e alegria, porque não há nada mais digno para um pai e uma mãe de família do que ter uma lar ‘para chamar de seu’, para criar seus filhos com segurança, paz e tranquilidade”, frisou Alcolumbre.
Essa é a segunda maior entrega do “Casas da Gente” aos municípios amapaenses. A primeira ocorreu em maio de 2023, em Pedra Branca do Amapari, e também contou com a articulação do senador Davi. Assim como em Itaubal, mais de 60 habitações foram dadas a famílias necessitadas.
As casas contam com 60 m², três quartos, banheiro adaptado para pessoas com deficiência (PCD), sala e cozinha integradas, áreas de serviços, além de sistema de abastecimento próprio, fossas e sumidouros. O Residencial Gilberto Miotto foi urbanizado com bloquetes e calçadas com meio-fio, garantindo conforto e acessibilidade em um espaço total de 12.938 m². Além disso, toda a iluminação pública foi instalada, reforçando a segurança e o bem-estar dos moradores. Há expectativa de construção de uma escola e uma Unidade Básica de Saúde (UBS) em frente ao complexo habitacional, ampliando, assim, os benefícios para toda a comunidade.
“Não foi um caminho fácil. Foram inúmeras reuniões, conversas em Brasília, busca de recursos para que, hoje, entregássemos esses lares às famílias de Itaubal que mais precisam. Tenho certeza de que esta é a segunda de muitas outras entregas do ‘Casas da Gente’ para nosso querido e amado Amapá. É para isso que lutaremos”, garantiu Davi Alcolumbre.
Para o governador Clécio Luís, a entrega dos lares em Itaubal faz parte de um grande sonho e de um projeto para todo o Amapá. “São 62 moradias, lares, quase um terço maior que as do programa Minha Casa Minha Vida. O ‘Casas da Gente’ será exemplo para o Brasil pela capacidade de atender à nossa realidade. Também há pavimentação ao redor, unidades de saúde e escolas em construção, tudo em parceria com o Estado. É um programa do senador Davi que gera também mais trabalho, renda, dignidade e felicidade”, destacou o governador Clécio Luís.
O residencial recebe o nome de Gilberto Mioto, produtor rural que faleceu em 2020, como uma homenagem e reconhecimento à memória e ao legado de um parceiro e amigo inestimável para a cidade. O prefeito de Itaubal, José Serafim, destacou a importância das parcerias e do apoio de aliados para a realização das obras no município.
“Este trabalho é fruto de parcerias. Agradecemos ao governador Clécio e ao senador Davi. Falar de Gilberto também me emociona. Ele não era natural de Itaubal, mas adotou o município, trabalhava até aos domingos, ajudava a prefeitura e cedia suas máquinas. Agradecemos a ele e a toda a história que deixou”, contou Serafim.
A cerimônia de entrega contou com a participação do ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Goés; do vice-governador Teles Júnior; do presidente da Associação dos Municípios, Carlos Sampaio, representando todos os prefeitos presentes; da presidente da Assembleia Legislativa, Alliny Serrão, representando todos os deputados estaduais; e do deputado Dorinaldo Malafaia, representando a bancada federal.
Casas da Gente
O Amapá foi pioneiro no programa habitacional, graças à articulação do senador Davi Alcolumbre. Após dificuldades no acesso ao Minha Casa Minha Vida, o parlamentar conseguiu incluir o projeto no Calha Norte, do Ministério da Defesa. Considerado o maior programa de moradias fora da região metropolitana de Macapá, a iniciativa já entregou mais de 60 residências em Pedra Branca do Amapari, em maio de 2023.