Skip to main content

Presidente do Senado prestou homenagem à Força Terrestre durante solenidade oficial com presença do Presidente da República e ministro

Brasília (DF) – O presidente do Senado Federal e do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (União-AP), participou, nesta quarta-feira (16), da cerimônia do Dia do Exército, no Quartel-General, em Brasília. O evento celebrou os 377 anos da força terrestre brasileira e contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Defesa, José Múcio.

A solenidade, presidida pelo comandante do Exército, general Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, ao lado os comandantes da Aeronáutica e da Marinha, Brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno e o Almirante Marcos Sampaio Olsen, reuniu milhares de pessoas e incluiu a entrega de condecorações a 317 agraciados, apresentação temática sobre a atuação do Exército na Força Expedicionária Brasileira (FEB) e um desfile militar com tropas a pé, motorizadas, mecanizadas e aeronaves.

Alcolumbre destacou o papel institucional do Exército no fortalecimento da presença do Estado em todo o território nacional.

“Mais uma vez, como presidente do Parlamento, presto homenagem ao Exército Brasileiro, reconhecendo seu papel histórico e institucional como garantidor da presença do Estado em todos os rincões do país. Reafirmo nosso compromisso com a Constituição e reconheço o papel essencial das Forças Armadas na construção de um Brasil mais justo e seguro para todos, valores que orientam a atuação de todas as instituições da República e que o Exército tem honrado ao longo de sua trajetória”, afirmou o senador.

A cerimônia reforçou a importância do Exército como instituição de Estado, comprometida com os princípios constitucionais e com a missão de garantir a ordem, a paz e a integridade do território nacional ao longo de mais de três séculos de história.