O presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (Democratas-AP), acompanhou, nesta terça-feira (26), a solenidade de assinatura da Medida Provisória que permite o reajuste salarial para servidores da força de segurança dos ex-territórios dos estados do Amapá, Roraima e Rondônia.
A proposta inicial só abria espaço no Orçamento para conceder aumento ao pessoal da segurança pública do Distrito Federal, mas um acordo construído pelo presidente do Senado permitiu que os ex-territórios federais fossem incluídos na proposta. A medida assinada hoje prevê reajuste de 25% na Vantagem Pecuniária Especial (VPE), uma das gratificações recebidas pelas corporações.
Durante a cerimônia, Davi reforçou que essa é uma vitória aguardada por policiais militares e bombeiros dos ex-territórios federais há mais de 15 anos.
“Corrigimos um erro histórico e essa é uma vitória de todos nós, um reconhecimento mais do que devido a uma luta de quase duas décadas. Nada poderia ser mais justo do que incorporar essa remuneração aos ex-territórios, que tanto fizeram pelo Norte do nosso Brasil. Agradeço ao presidente Bolsonaro e aos seus ministros pela sensibilidade em reconhecer as realidades do Norte do Brasil e da Amazônia. Esta é a prova de que, através do diálogo, conciliação e entendimento, a construção é possível. Muito obrigado”, agradeceu.
A MP foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União desta terça-feira (26).